Área Restrita

Como as empresas podem garantir o cumprimento de obrigações tributárias durante a pandemia?

Com o surgimento da pandemia causada pela Covid-19, medidas que decretaram o isolamento social, e até mesmo o lockdown em determinadas localidades, se fizeram necessárias.

Dessa forma, muitas empresas ficaram impedidas de operar normalmente, devido às restrições de abertura e à própria queda do consumo. Foi preciso que estes empreendimentos reestruturassem completamente o seu modus operandi, utilizando a tecnologia como forte aliada.

Porém, mesmo com a adaptação para o ambiente virtual, e o emprego de novos mecanismos, como o delivery, as empresas tiveram que suportar uma consequência inevitável: a queda brusca de faturamento. Como resultado, o Brasil vivencia atualmente uma crise econômica sem precedentes, que gerará efeitos por um longo período.

Muitos empreendimentos, principalmente micro e pequenas empresas, já sucumbiram à crise, dada a inviabilidade da continuação de suas atividades. A atual crise repercutiu em vários âmbitos, como no consumo, no setor corporativo e no aumento do desemprego.

Portanto, surgiu a necessidade de exercer um controle efetivo sobre os gastos, buscando diminuir as despesas. Com a queda do faturamento, muitas empresas correm o risco de não conseguir arcar com o ônus tributário devido, ficando em débito com o Fisco.

Deixar de pagar os tributos não é uma opção viável, visto que o passivo aumentará cada vez mais, bem como as multas e penalidades impostas, piorando a situação financeira da empresa.

Deste modo, para buscar dirimir estes impactos, o Governo Federal, assim como os governos dos estados e municípios, tem adotado algumas medidas, como a redução de alíquotas, dilatação de prazos para o cumprimento de obrigações principais e acessórias, e a suspensão de cobranças.

Neste artigo, veremos como a R Mariano Advogados pode ajudar a sua empresa a sobreviver durante esta crise, garantindo o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais.

O atual cenário fiscal brasileiro

Embora os governos estejam implementando medidas para tentar conter os impactos negativos da atual crise, é fundamental que haja o controle financeiro por parte das empresas.

O descumprimento de obrigações fiscais acaba por agravar os efeitos da crise, pois aumenta, de forma considerável, o passivo tributário das empresas. Alguns empresários optaram por ingressar com ações no Poder Judiciário, para obter a autorização de adiar o recolhimento de determinados tributos.

A maioria das decisões têm sido favoráveis aos contribuintes, pautadas no princípio da capacidade contributiva, aplicável ao atual contexto de crise econômica. Porém, devido à falta de regulamentação e de legislações específicas, o cenário é de insegurança jurídica.

Dessa forma, é fundamental que o Poder Público se atente para a proteção do mercado corporativo brasileiro, por meio da conservação e continuidade das empresas.

A Receita Federal prorrogou para Agosto e Outubro de 2020 o prazo de vencimento de contribuições sociais, relativas aos meses de Março e Abril, abrangendo contribuições como a previdenciária patronal, Funrural, RAT, PIS/Pasep e COFINS.

Como o R Mariano Advogados pode ajudar sua empresa na crise

O R Mariano Advogados é especializada em soluções jurídicas tributárias, para auxiliar as empresas a passar por este momento de crise.

Dessa forma, por meio da inteligência tributária, nosso escritório realiza a análise aprofundada dos documentos e das práticas fiscais e contábeis da empresa. Assim, é possível alcançar a elisão fiscal, através do reequilíbrio das finanças.

Diante da atual crise, a otimização financeira promovida pela R Mariano Advogados será essencial, para que a empresa consiga se manter durante esta pandemia.

Portanto, nosso escritório atua tanto no âmbito contencioso, quanto no administrativo, ingressando com as ações e recursos cabíveis, na busca pela prorrogação dos prazos para o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais, bem como melhores condições de recolhimento.

Além disso, também haverá a elaboração de um planejamento tributário individualizado, que contemple as reais necessidades da empresa.

A R Mariano Advogados trabalha com o uso da inteligência tributária e softwares avançados, que gerarão relatórios precisos, que possibilitarão um diagnóstico mais assertivo. Dessa forma, será possível identificar ações para reduzir custos e garantir o cumprimento das obrigações tributárias.

Sua empresa está passando por momentos difíceis causados pela atual crise, e necessita de serviços especializados para auxiliar o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais?

Entre em contato conosco, e conheça os diferenciais da R Mariano Advogados, que conta com a ação de softwares jurídicos avançados. O processo é livre de custos iniciais para o cliente, o que proporciona maior segurança e confiabilidade.

Por: Dr. Rodrigo Mariano – Advogado Tributarista de Inteligência de Negócios – Sócio-Fundador do R Mariano Advogados

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com