Área Restrita

Quais são as espécies de planejamento tributário? Conheça as características de cada um

O âmbito tributário de um empreendimento acarreta o cumprimento de inúmeras obrigações, principais e acessórias. A legislação fiscal brasileira é uma das mais complexas de todo o mundo. Além disso, eventualmente, são propostas novas reformas tributárias pontuais, que trazem mudanças que podem afetar diretamente a tributação de uma empresa.

Diante das instabilidades econômicas sofridas pelo mercado, e pela elevada carga tributária devida, é fundamental garantir o cumprimento de todas as obrigações, para que haja o risco de exposição ao Fisco.

Considerando a complexidade do ônus tributário suportado pelas empresas, o resultado é que muitas delas acabam pagando mais tributos do que deveriam.

Portanto, para que as empresas comecem a modificar este cenário, a elaboração de um planejamento tributário é a ferramenta mais eficaz. Dessa forma, o planejamento tributário consiste em estudar a estrutura da empresa, de modo que seja possível definir o melhor regime de tributação, bem como levantar a carga tributária devida, com exatidão de valores.

Somente por meio de um planejamento tributário bem estruturado é que se alcança a elisão fiscal, dentro dos limites legais. A possibilidade de reduzir a carga tributária proporciona maior equilíbrio financeiro para as empresas, que terão uma considerável redução de custos.

Portanto, para cada objetivo específico da empresa, haverá um tipo próprio de planejamento tributário. Assim, é fundamental conhecer estas espécies de planejamento tributário, e suas principais características.

Deste modo, será possível identificar a melhor opção para cada negócio. Neste artigo, serão descritas as espécies de planejamento tributário, e como a R Mariano Advogados pode ajudar a sua empresa.

Os diferentes tipos de planejamento tributário

Cada espécie de planejamento tributário possui suas particularidades, sendo destinada a objetivos específicos. Portanto, existem quatro tipos principais de planejamento tributário, que poderão ser aplicados a um negócio.

Planejamento tributário estratégico

O planejamento tributário estratégico é ideal para objetivos de longo prazo, sendo possível realizar projeções para os próximos dez anos.

Neste tipo de planejamento tributário, são definidas questões essenciais, como o regime de tributação, carga tributária devida, domicílio fiscal, possibilidades para alcançar a elisão fiscal e demais incentivos.

Portanto, este planejamento estratégico objetiva alinhar as metas da empresa com o cumprimento das obrigações legais. Sendo assim, o planejamento estratégico é aquele que viabiliza o crescimento da empresa, por meio do maior equilíbrio da sua política fiscal.

Planejamento tributário tático

Por sua vez, o planejamento tributário tático é direcionado para o momento presente da empresa, além dos objetivos a médio prazo.

Dessa forma, o planejamento tático visa segmentar a estrutura empresarial, dividindo-a de acordo com seus setores, para uma análise mais aprofundada.

Percebe-se, portanto, que o planejamento tático irá conferir aplicabilidade prática ao planejamento estratégico, pois possibilita uma visão mais realista da atual situação de um empreendimento.

Planejamento tributário corretivo

Durante a análise da carga tributária devida pela empresa, e das práticas fiscais e contábeis, é possível identificar falhas ou irregularidades.

Portanto, o planejamento corretivo será especificamente adotado para corrigir tais falhas, evitando que a empresa sofra penalidades diversas. Além disso, esta espécie de planejamento também poderá ser empregada para aperfeiçoar o planejamento principal, de forma a permitir que os objetivos principais sejam alcançados.

Como consequência, o planejamento corretivo evita penalidades e exposição ao Fisco, bem como a recuperação de créditos tributários, oriundos de falhas do próprio controle empresarial.

Planejamento tributário operacional

O planejamento tributário operacional é voltado para a prática. Dessa forma, esta espécie de planejamento é adequada para as metas de curto prazo. Portanto, é imprescindível que seja aplicado em todas as empresas, de todos os segmentos de mercado.

Neste planejamento tributário, observa-se a execução das ações de natureza fiscal, como o recolhimento dos tributos, cumprimento de obrigações acessórias e realização de balanços períodos.

Deste modo, o planejamento tributário operacional proporciona um feedback sobre a dinâmica tributária da empresa, fundamental ao bom andamento do negócio. Neste processo, materializa-se, de fato, o equilíbrio financeiro da empresa.

A importância e os benefícios do planejamento tributário para a sua empresa

A elaboração de um planejamento tributário individualizado, que atenda às demandas da empresa, é um verdadeiro dever administrativo. Dessa forma, a empresa garante estar enquadrada no regime de tributação mais adequado, de acordo com a sua realidade fiscal e estrutural.

Considerando que empreendimentos apresentam metas variadas ao longo do tempo, haverá uma espécie de planejamento tributário específico para cada objetivo. Portanto, é notório que as empresas, em diferentes momentos, aplicarão todos os tipos de planejamento em suas atividades.

É essencial que as empresas alcancem a elisão fiscal, por meio da redução do ônus tributário devido, de forma a permitir a economia de recursos. Assim, será possível a realização de novos investimentos, que viabilizarão o desenvolvimento econômico do negócio.

Dessa forma, a aplicação de um planejamento tributário personalizado faz com que um empreendimento possa manifestar o seu potencial máximo de destaque no mercado.

Como a R Mariano Advogados pode ajudar a sua empresa

A R Mariano Advogados trabalha com soluções estratégicas e personalizadas para o seu negócio, por meio da utilização de softwares e sistemas de última geração, com tecnologia avançada.

Nosso escritório realizará a análise detalhada de sua empresa, tanto dos documentos, quanto das ações praticadas. Dessa forma, a sua empresa terá acesso a um planejamento tributário completamente personalizado, que atenda às suas necessidades.

Todo o processo será sem custos iniciais para o cliente, para maior segurança.

Deseja aplicar um planejamento tributário na sua empresa? Entre em contato conosco.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com